A Receita Federal informou nesta quinta-feira (30), que foram recebidas 36.868.780 declarações do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020. Destas, 869.302 declarações foram retidas em malha. Agora, as declarações com inconsistências precisam ser corrigidas pelo cidadão.
Reforço será aplicado hoje para nascidos em 1948 e 1949
De acordo com a Receita Federal, 2,4% das declarações do Imposto de Renda ficaram retidas na malha fina. Mas, como saber se você caiu na malha fina? O que fazer?
Pará é o maior gerador de empregos da região Norte
Os principais motivos de retenção na malha foram 41,4% por omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); 30,9% por deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas); 20,0% por divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física; 7,7% motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.
#malhafiscal Entre março e setembro de 2021, a Receita Federal recebeu 36.868.780 declarações do IRPF 2021, ano-base 2020. Destas, 869.302 declarações foram retidas em malha. Esse número representa 2,4% do total de documentos entregues.
— Receita Federal (@ReceitaFederal) September 30, 2021
O contribuinte deve verificar a situação da sua declaração na página da Receita na internet ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Ao realizar a consulta, será informado se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição.
Caiu na malha final? O primeiro passo é corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora. Vale lembrar que essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado.
O contribuinte também tem a opção de aguardar o comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato ou, então, apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato.
Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC. Para informações sobre o Processo Digital da Malha Fiscal, consultar Malha Fiscal - Atendimento, a partir do espaço Onde Encontro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar