plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESTUDANDO O PROGRAMA

Governo quer inserir autônomos no Minha Casa, Minha Vida

Para fazer parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o trabalhador precisa comprovar os próprios rendimentos, tarefa considerada difícil para quem é autônomo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo quer inserir autônomos no Minha Casa, Minha Vida camera Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo federal estuda medidas para facilitar a comprovação da renda de trabalhadores autônomos com o objetivo de permitir que eles tenham acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A informação foi revelada nesta quarta-feira (19) pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

Para fazer parte do programa habitacional, o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente. Para quem é autônomo, porém, essa tarefa costuma ser mais complicada, a exemplo de catadores de materiais recicláveis, motoristas de aplicativos e vendedores ambulantes.

"Minha Casa, Minha Vida" é reparação histórica, diz Lula

“A equipe da Secretaria Nacional de Habitação, através do secretário Ailton Madureira, tem feito esse estudo junto à Caixa Econômica Federal para que nós possamos apresentar uma proposta à Casa Civil, ao presidente Lula, para atender esse público. São essas pessoas que têm renda, mas não conseguem fazer a comprovação dessa renda. É o motorista de Uber, é o catador de material reciclável, [são] os autônomos todos que acabam não tendo carteira assinada e não conseguem fazer essa comprovação”, explicou Jader Filho em entrevista à Agência Brasil.

Para fazer parte do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente
📷 Para fazer parte do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente |Fernando Frazão/Agência Brasil

E MAIS:

"Minha Casa, Minha Vida" pode criar bibliotecas públicas

Minha Casa, Minha Vida terá juros menores

Esses profissionais estão entre as categorias que podem ter dificuldade para comprovar os próprios rendimentos. No Brasil, estima-se que 38,8 milhões de pessoas estavam na informalidade em 2022, o que representava 39,6% da população economicamente ativa.

Portarias pendentes

O ministro acrescentou que o tema já está maduro no Ministério das Cidades, mas citou que ainda é preciso avançar primeiro com outras portarias pendentes que são necessárias para executar o Minha Casa, Minha Vida.

Jader lembrou que o ministério foi extinto no governo anterior, o que estaria dificultando o trabalho. “Pegamos o ministério do zero”, justificou.

O novo Minha Casa, Minha Vida entrou em vigor no início de julho deste ano com a sanção da lei do programa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias