
Além das manifestações de sempre envolvendo multidões nas ruas e tropas de choque para conter os ânimos dos mais revoltosos, também existem aquelas que acabam virando notícia por inovar em seu formato. Um grupo de ciclistas pedalou sem roupas durante manifestação na avenida Paulista, no centro de São Paulo, na noite de sábado (9).
O objetivo do grupo é reivindicar mais segurança aos ciclistas no trânsito e incentivar o uso de veículos que não emitam poluentes. O uso de poucas roupas ou nenhuma é uma estratégia do movimento para protestar contra a invisibilidade dos ciclistas e chamar a atenção dos motoristas. O ato foi organizado pela Massa Crítica e faz parte do movimento mundial World Naked Bike Ride (Passeio Ciclístico Nu, em inglês).
Conteúdos relacionados:
- Motociclistas de aplicativo protestam em Ananindeua
- Ciclistas em perigo: a rotina de riscos nas ruas de Belém
- Ciclistas são mais de de 13 mil mortos no trânsito brasileiro
Os manifestantes se reuniram em frente à Praça do Ciclista às 18h e pedalaram em direção à Rua da Consolação. O evento é conhecido como "Pedalada Pelada" e, neste ano, tinha a campanha "Mais amor, menos motor".
Quer ver mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.
No Rio de Janeiro, também está programada uma pedalada para a próxima sexta-feira (15) na região da Cinelândia, em frente ao Cine Odeon. A concentração é a partir das 18h e a saída às 19h30.
ACIDENTES
O Estado de São Paulo registrou, em média, um óbito de ciclista por dia em 2023. Segundo os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito), no total, 369 pessoas morreram no ano passado.
Em janeiro deste ano, 31 ciclistas perderam a vida no trânsito. Os dados de fevereiro ainda não foram divulgados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar