
No último sábado (09), a Polícia Militar de São Paulo, em operação conjunta com a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), neutralizou um dos criminosos mais procurados do Brasil, Luken Cesar Burghi Augusto, chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC). O confronto ocorreu na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, mais precisamente na Avenida Dom Pedro II, no bairro Ocian.
A informação sobre a morte de Luken foi confirmada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, por meio de um vídeo postado nas redes sociais. De acordo com o relato oficial, Luken foi abatido após reagir à abordagem policial e abrir fogo contra os agentes da Rota. Os agentes não ficaram feridos.
Veja a publicação:
Um dos criminosos mais procurados do país entrou em confronto com a ROTA. Ele era procurado por envolvimento em um mega-assalto em Araçatuba e foi condenado a mais de 46 anos de prisão. Graças a Deus, nossos policiais estão bem. pic.twitter.com/F0LU88o8gE
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 10, 2025
Conteúdos relacionados:
- Oito pessoas são denunciadas por suspeita de envolvimento no assassinato de adolescente
- Avião de pequeno porte cai e deixa duas vítimas nos Lenções Maranhenses
- Acidente na BR 163, em Mato Grosso do Sul, deixa 11 mortos e 40 feridos
Entenda o caso
Luken Cesar Burghi Augusto estava foragido da Justiça e era um dos nomes mais procurados pelas autoridades. Ele tinha condenação de 46 anos e 11 meses de prisão e estava envolvido em diversas ações criminosas de grande porte. Um dos crimes mais notórios dele foi a participação no assalto a uma empresa de transporte de valores, a Protege, em Araçatuba, em 2017. Esse mega-assalto resultou em uma grande quantidade de dinheiro roubado e colocou Luken na lista de criminosos mais perigosos do país.
A operação em Praia Grande foi realizada com a intenção de capturar o criminoso, que havia sido identificado e monitorado pelas autoridades. No entanto, durante a abordagem, Luken não se entregou e disparou contra os policiais. "Infelizmente, o indivíduo optou pelo confronto, atirou nos policiais e não restou outra alternativa a não ser a neutralização", explicou Derrite na gravação.
O confronto entre Luken e os policiais não resultou em feridos para a Rota, que agiu com precisão durante a ação. Porém, o evento tomou outro rumo quando um comparsa de Luken, identificado como Gabriel, conseguiu tomar a arma de fogo do criminoso abatido e fugiu do local. A fuga foi rapidamente reportada pelas autoridades.
A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), entrou em ação imediatamente e iniciou a busca por Gabriel. Em menos de 24 horas, os policiais conseguiram localizar o criminoso, recuperar a arma de Luken e prendê-lo. Gabriel, que também tinha mandado de prisão em aberto, foi capturado e agora segue preso.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Com a morte de Luken Cesar Burghi Augusto, um dos principais líderes do PCC é retirado de circulação, o que representa uma vitória significativa para a segurança pública do Estado de São Paulo. A neutralização de um criminoso de tamanha relevância dentro da facção pode causar um impacto direto nas operações do PCC, embora autoridades alertem que o grupo continua ativo e com outros membros para assumir funções de liderança.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar