
A Receita Federal do Brasil possui uma faceta pouco conhecida pela população: além das atividades de fiscalização e arrecadação, o órgão mantém programas voltados para a cidadania fiscal que beneficiam diretamente a sociedade brasileira.
Segundo o analista tributário e representante regional da segunda região fiscal Samuel Guerreiro Gomes de Oliveira, a cidadania fiscal trabalha com dois objetivos principais: levar informação aos contribuintes sobre seus direitos e deveres relacionados à tributação, tornando-os mais conscientes, e incentivar a participação ativa dos cidadãos nas decisões que os afetam no cotidiano.
Leia também
- Comunicação com a população: Receita Federal visita Grupo RBA
- Castanha-do-Pará é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
Atualmente, a Receita Federal mantém seis programas estruturados de cidadania fiscal, que vão desde atendimento contábil gratuito até a transformação de mercadorias apreendidas em materiais úteis para escolas e entidades assistenciais. São eles:
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
O NAF representa uma parceria entre a Receita Federal e instituições de ensino superior, especialmente dos cursos de contabilidade, administração e economia.
No programa, as instituições disponibilizam estrutura física, professores e alunos para atender gratuitamente pessoas de baixa renda que não teriam condições de arcar com serviços contábeis e fiscais.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Já a Receita oferece qualificação técnica em treinamentos presenciais, palestras, oficinas e cursos online. Autoridades do órgão ministram conteúdos sobre Imposto de Renda, CPF, ITR e outros temas relevantes.
Para o programa, existe uma plataforma de ensino à distância com aproximadamente 40 cursos acessíveis para instituições parceiras, estudantes e coordenadores dos núcleos.
Eu Sou Cidadão Solidário
Este programa permite que contribuintes destinem parte do Imposto de Renda devido para fundos e programas assistenciais, sem custos adicionais.
Quem pode participar:
- Pessoas físicas que utilizam o modelo completo de declaração;
- Pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real.
O valor destinado sai diretamente do imposto que seria pago, não representando custo extra para o contribuinte. Os recursos podem ser direcionados para Fundos da Criança e Adolescente e Fundos da Pessoa Idosa, tanto estaduais quanto municipais.
A própria Receita Federal incentiva que os recursos permaneçam no Pará, em busca de fortalecer projetos locais administrados por conselhos específicos voltados para crianças, adolescentes e idosos.
Conheça Nossa Aduana
O programa tem como objetivo apresentar à sociedade o trabalho da Receita Federal no controle do comércio exterior brasileiro. Ele ocorre em portos, aeroportos e pontos de fronteira, onde a Receita Federal fiscaliza tudo que entra e sai do território nacional.
A ideia é mostrar a importância da atuação do órgão como barreira de proteção contra a entrada ilegal de armas, drogas e outras mercadorias proibidas, além de demonstrar como funciona o controle aduaneiro de veículos e produtos.
Receita Cidadã
Um dos programas mais inovadores, o Receita Cidadã transforma mercadorias apreendidas em materiais úteis para a sociedade.
Vale lembrar que, anteriormente, a Receita Federal contratava empresas para destruir mercadorias ilegais ou que não tiveram tributos pagos, gerando custos para o órgão.
Assim, o programa surgiu como uma solução, em parceria com instituições de ensino superior e institutos federais, que permite que estudantes transformem essas mercadorias em atividades de extensão universitária. Entre os exemplos, estão:
- TV boxes (aparelhos que captam sinal de TV pirata): transformadas em minicomputadores para equipar escolas;
- Cigarros apreendidos: convertidos em adubo orgânico
Com a iniciativa, os alunos desenvolvem projetos de extensão, as mercadorias ganham destinação útil e instituições beneficentes ou públicas recebem doações de equipamentos e materiais.
Cidadania Fiscal no Currículo Escolar
Este é um programa voltado para a educação básica que busca inserir conceitos de cidadania fiscal nas escolas de forma transversal. O órgão desenvolveu materiais pedagógicos e incentiva estados e municípios a incluírem formalmente o conteúdo no currículo, abordando o tema em todas as disciplinas.
O objetivo gira em torno de formar cidadãos mais conscientes sobre seus direitos e deveres tributários desde a idade escolar.
Cidadania Fiscal na Extensão Universitária
Versão do programa anterior adaptada para o ensino superior, que leva conhecimentos sobre tributação e cidadania fiscal para estudantes universitários por meio de projetos de extensão.
Uma nova visão para a Receita
Os seis programas buscam uma mudança de paradigma na relação entre a Receita Federal e os contribuintes.
Mais do que um órgão fiscalizador e sancionatório, a instituição quer reforçar o papel como parceira da sociedade, ao promover educação tributária, inclusão social e transformação de recursos que seriam descartados em benefícios concretos para comunidades carentes, estudantes e instituições públicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar