Durante o período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente nos arredores da Basílica Santuário, em Belém. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 400 mil pessoas passam pelo local, entre trabalhadores ambulantes e visitantes. Pensando nisso a Diretoria da Festa de Nazaré, desde 2016, criou o Projeto Eco Círio.

A ação tem como objetivo estimular os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos. Desde o ano passado o projeto conta com a parceria do Ecocelpa, iniciativa de eficiência energética da Celpa, que durante a quadra nazarena disponibiliza um ponto de coleta na Praça Santuário.

Com o projeto Ecocelpa, os clientes podem trocar resíduos recicláveis por bônus em sua conta de energia, ou ainda, praticar um ato de solidariedade, doando seus bônus para o Cantinho São Rafael, instituição social mantida pela Paróquia de Nazaré. Os resíduos separados em casa devem ser higienizados e separados de acordo com o material.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS