Após percorrer 10 horas náuticas (cerca de 18 quilômetros) na Baía do Guajará, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Escadinha do Cais do Porto e encerrou a terceira romaria, a Romaria Fluvial, em Belém.

 

(Foto: Diego Beckman/DOL)

Antes de iniciar o trajeto pelas águas, a Santinha participou da Romaria Rodoviária, sendo recebida por promesseiros no trapiche de Icoaraci. No local, foi celebrada uma breve missa e, posteriormente, ela foi carregada para uma redoma de vidro no navio da Marinha, seguindo viagem rumo à Belém.

A Romaria do Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré está saindo agora do Trapiche do Distrito de Icoaraci, seguindo pelas águas da Baía do Guajará, em direção à Belém.

— Kd a Berlinda? (@KDaBerlinda) 13 de outubro de 2018

COMEÇA O CÍRIO FLUVIAL - A Imagem de Nossa Senhora já está abençoando as nossas águas e todo o povo ribeirinho. Começou o Círio das Águas, a terceira procissão de 2018. Este ano, 335 embarcações foram cadastradas para participar da Romaria. #Cirio #Cirio2018 #RomariaFluvial pic.twitter.com/8KF2Y5tnMc

— Círio de Nazaré (@CirioOficial) 13 de outubro de 2018

ITINERÁRIO

Agora romeiros e motociclistas se preparam para mais uma romaria, a Moto-Romaria, quando a imagem é acompanhada até o Colégio Gentil Bittencourt, no bairro Nazaré, em Belém. O encerramento de todo o trajeto está previsto para as 12h.

A manifestação de fé é retomada por volta das 17h30, quando milhares de devotos se reúnem em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré, para realizar a Trasladação, momento em que fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, percorrendo o mesmo trajeto da procissão do tão aguardado domingo de Círio, porém, no sentido inverso.

(DOL)

MAIS ACESSADAS