Boa no café da manhã, no lanche da tarde, depois da academia... A tapioca é um prato queridinho dos brasileiros. Além disso, combina também com recheios doces ou salgados. 

Pensando em inovar, o chef Rodrigo Oliveira, do Melhor da Noite (RBATV/Band) ensinou uma receita deliciosa de tapioca de café. Isso mesmo: adicionando um pouco de café na goma, o sabor fica mais aguçado e melhora ainda mais sua refeição. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Aprenda a fazer a receita e saboreie tudo depois de 30 minutos: 

Ingredientes: 

Massa

  • 500 grama(s) de polvilho doce
  • 300 ml(s) de café coado resfriado
  • 1 pitada(s) de sal

Quer mais notícias de gastronomia? Acesse nosso canal no WhatsApp

Doce de leite com laranja, baunilha e umburana

  • 4 litro(s) de leite1 litro(s) de creme de leite
  • 1 kg(s) de açúcar2 semente(s) de umburana
  • 1 fava(s) de baunilha
  • 1/2 unidade(s) de laranja (casca)

Recheio

  • 500 grama(s) de doce de leite com laranja, baunilha e umburana (ou doce de leite comum)
  • 150 grama(s) de chocolate amargo em gotas

Modo de preparo: 

Doce de leite com laranja, baunilha e umburana

Junte o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela grande, com espaço suficiente para conter a sua subida durante o cozimento. Misture tudo muito bem e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar sem pressa, mexendo de vez em quando. O processo pode levar até 3 horas. O importante é não deixar o doce pegar no fundo da panela, o que pode acontecer quando estiver mais perto do ponto. Não se preocupe caso o doce talhe – uma “passada” pelo mixer de mão vai deixá-lo acetinado e lisinho. Nos momentos finais, logo depois de processar o doce, junte as cascas de laranja (em pedaços grandes, sem a parte branca), as sementes de umburana e a fava de baunilha já raspadas. Retire do fogo. Deixe a infusão por 10 minutos. Depois, retire a umburana, as cascas e a fava de baunilha. Além de usar o doce como recheio da tapioca, você pode armazená-lo em potes herméticos na geladeira.

Tapioca

Junte o sal ao polvilho – isso garante uma distribuição mais homogênea da massa. Hidrate a massa aos poucos, mexendo e sentindo sua textura antes de colocar todo o café. É possível, de acordo com o polvilho, que se use um pouco mais ou menos do líquido indicado. Quando todo o polvilho estiver hidratado, passe por uma peneira fina e reserve. O cozimento é bastante rápido, a massa fica pronta em menos de 2 minutos. A tapioca ideal para nós é a maleável e úmida, com uma casquinha crocante, resultado de uma hidratação e cozimento perfeitos. Recheie com doce de leite e chocolate picado. Sirva imediatamente.

MAIS ACESSADAS