Um mosquito incrivelmente deslumbrante, mas também um temido por ser um transmissor de diversas doenças. Esse é o Sabethes, gênero encontrado na América Central e do Sul, cuja fêmea é de uma beleza encantadora, com suas fabulosas patas peludas e brilho cintilante.
Registrado pelo fotógrafo Gil Wizen, de Ontário, no Canadá, a foto está entre as “altamente elogiadas” da edição deste ano do concurso Wildlife Photographer of the Year (WPY – “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, em tradução livre).
Entomologista por formação, Wizen diz que esse tipo de foto requer muito planejamento e paciência. Segundo ele, os Sabethes são muito ariscos e difíceis de se fotografar, principalmente sob o calor e a umidade constante da Floresta Amazônica no Equador, onde o registro foi feito..
“O mosquito responde ao mais ínfimo dos movimentos e às mudanças na intensidade da luz. Isso significa que você precisa ficar imóvel ao tentar fotografá-lo, e também estar preparado para o mosquito fugir se usar flash. Felizmente, você nunca está sozinho com um único mosquito, geralmente há dezenas deles pairando sobre sua cabeça”, relata Wizen em entrevista à BBC.
De acordo com os especialistas, esses mosquitos são vetores de várias doenças tropicais, como a febre amarela e a dengue.
Wizen contou que precisou “empilhar” várias imagens com focos diferentes para obter a profundidade necessária para mostrar todos os detalhes do animal e algumas vezes foi picado pela mosquito. É interessante observar como as patas traseiras do mosquito se mantêm altas enquanto ele suga o sangue do fotógrafo.
“O inseto precisa permanecer hiperconsciente do que está acontecendo ao seu redor, caso haja necessidade de fugir rapidamente. Enquanto tirava a foto, fui picado por este e vários outros mosquitos, aumentando o risco de contrair uma doença tropical transmitida por vetores. Mas ainda estou vivo!”, comemorou Wizen.
VEJA TAMBÉM!
- Ratos com rabos amarrados surgem e revivem profecia de morte
- Tubarão intriga biólogos ao nascer em aquário só de fêmeas
- Homem filma criatura em rio e diz ser "pé-grande" fêmea
A imagem feita por Gil Wizen é intitulada Beautiful bloodsucker (“Bela sugadora de sangue”, em tradução livre).
A curadora sênior do Museu de História Natural de Londres, Erica McAlister, organizadora do concurso WPY, há mais de 3,3 mil espécies de mosquitos no mundo. “Se parássemos para observá-los, encontraríamos várias escamas coloridas e pelos”, diz ela. “A fêmea Sabethes só vai se alimentar de sangue quando está prestes a botar ovos. O resto do tempo ela se alimenta de néctar. Portanto, será uma polinizadora”, explica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar