plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BELEZA PERIGOSA

Conheça Sabethes, o 'carapanã' mais bonito do mundo

A foto do mosquito está entre as “altamente elogiadas” da edição deste ano do concurso Wildlife Photographer of the Year

Imagem ilustrativa da notícia Conheça Sabethes, o 'carapanã' mais bonito do mundo camera Sabethes | DIVULGAÇÃO

Um mosquito incrivelmente deslumbrante, mas também um temido por ser um transmissor de diversas doenças. Esse é o Sabethes, gênero encontrado na América Central e do Sul, cuja fêmea é de uma beleza encantadora, com suas fabulosas patas peludas e brilho cintilante.

Registrado pelo fotógrafo Gil Wizen, de Ontário, no Canadá, a foto está entre as “altamente elogiadas” da edição deste ano do concurso Wildlife Photographer of the Year (WPY – “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, em tradução livre).

Entomologista por formação, Wizen diz que esse tipo de foto requer muito planejamento e paciência. Segundo ele, os Sabethes são muito ariscos e difíceis de se fotografar, principalmente sob o calor e a umidade constante da Floresta Amazônica no Equador, onde o registro foi feito..

“O mosquito responde ao mais ínfimo dos movimentos e às mudanças na intensidade da luz. Isso significa que você precisa ficar imóvel ao tentar fotografá-lo, e também estar preparado para o mosquito fugir se usar flash. Felizmente, você nunca está sozinho com um único mosquito, geralmente há dezenas deles pairando sobre sua cabeça”, relata Wizen em entrevista à BBC.

De acordo com os especialistas, esses mosquitos são vetores de várias doenças tropicais, como a febre amarela e a dengue.

Wizen contou que precisou “empilhar” várias imagens com focos diferentes para obter a profundidade necessária para mostrar todos os detalhes do animal e algumas vezes foi picado pela mosquito. É interessante observar como as patas traseiras do mosquito se mantêm altas enquanto ele suga o sangue do fotógrafo.

“O inseto precisa permanecer hiperconsciente do que está acontecendo ao seu redor, caso haja necessidade de fugir rapidamente. Enquanto tirava a foto, fui picado por este e vários outros mosquitos, aumentando o risco de contrair uma doença tropical transmitida por vetores. Mas ainda estou vivo!”, comemorou Wizen.

VEJA TAMBÉM!

A imagem feita por Gil Wizen é intitulada Beautiful bloodsucker (“Bela sugadora de sangue”, em tradução livre).

Fotografia feita pelo entomologista Gil Wizen mostra o mosquito “mais bonito do mundo”.
📷 Fotografia feita pelo entomologista Gil Wizen mostra o mosquito “mais bonito do mundo”. |Gil Wizen

A curadora sênior do Museu de História Natural de Londres, Erica McAlister, organizadora do concurso WPY, há mais de 3,3 mil espécies de mosquitos no mundo. “Se parássemos para observá-los, encontraríamos várias escamas coloridas e pelos”, diz ela. “A fêmea Sabethes só vai se alimentar de sangue quando está prestes a botar ovos. O resto do tempo ela se alimenta de néctar. Portanto, será uma polinizadora”, explica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias