plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HISTÓRICO DE SUCESSO

Enem: veja as dicas para uma redação nota mil

Confira o que se recomenda ou não fazer na prova que pode garantir mil pontos no Exame Nacional do Ensino Médio.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Enem: veja as dicas para uma redação nota mil camera Dicas são de especialistas com histórico de sucesso no assunto. | Divulgação

A proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem), marcadas para os próximos dias 21 e 28, já é motivo de nervosismo e preocupação para muito estudante que mira uma vaga em cursos de educação superior. Apesar da dedicação, o emocional mais sensível é perfeitamente justificável, pelo fato de que o exame é anual e que, qualquer falha, pode ser fatal para os planos educacionais.

Com tanto conteúdo para aprender, a surpresa sempre fica por conta do tema da redação, sempre uma incógnita, o que não significa que a nota máxima, mil, não seja atingível. Sim, é! Para isso, é necessário seguir as recomendações de quem entende do assunto e correr para o abraço!

Pará quer regenerar quase 6 milhões de hectares degradados

Semob transfere pontos terminais de linhas de ônibus

Em Belém, quando se fala em obter nota máxima na redação, os alunos lembram logo da professora Nicinha Câmara. Dona de um curso de redação com o próprio nome na travessa Lomas Valentinas, a educadora tem em seu currículo sete estudantes com mil pontos desde 2012. “Eu atribuo essa conquista, que não deixa de ser uma vitória, ao fato de que sempre estamos estimulando o aluno a fazer o melhor possível. O texto dele é visto, revisto, reescrito e, dessa maneira, ele acaba por atingir a excelência”, avalia.

A professora de redação faz outro alerta importante aos estudantes. “É imprescindível que o candidato esteja atento, não tangencie o tema, caso ele não trabalhe o tema de forma completa”, cita. “Ele também precisa atentar para as necessidades, informações relativas a jornais, fazer alguma referência externa ao texto para relacionar com a argumentação dele”, recomenda. Com toda essa experiência, Nicinha aceitou o desafio de listar os 14 principais erros mais cometidos pelos estudantes na redação do Enem, um miniguia para quem não quer repetir as mesmas falhas e perder preciosos pontos com os corretores. Confira a seguir!

Erros mais comuns na redação do Enem

1 Pouco uso de mecanismos linguísticos

É o que chamamos de coesão. É preciso, por exemplo, na conclusão, empregar “portanto” ou “logo”, por exemplo.

2 Proposta de intervenção que fere os direitos humanos

Eles são pautados na carta da ONU, na declaração universal dos direitos humanos, igualdade de direitos e na democracia.

3 Não fazer referências a todos os elementos do tema

Todos os temas presentes na prova de redação precisam ser mencionados no texto, senão o candidato tangencia esse tema.

4 Não fazer construções complexas

O texto elaborado não pode ser simples demais. O Inep estabelece que esse candidato que está terminando o Ensino Médio deve fazer frases mais complexas, com uso de orações subordinadas, com uso de orações intercaladas.

5 Não aprofundar a discussão

Para que o texto tenha notas altas precisa ser profundo, bem fundamentado com informações coerentes e pertinentes.

6 Não explorar as áreas de conhecimento

O candidato que não demonstra que tem conhecimento de mundo, ele não consegue notas mais altas na competência 2, que diz respeito às áreas de conhecimento. Então ele precisa fazer referência a um filme, letra de uma música, frase de um filósofo. Tudo isso é tido como conhecimento de mundo, que é o chamado repertório legitimado pelas áreas de conhecimento.

7 Não construir uma proposta de intervenção completa

Se exige que o candidato faça uma proposta de intervenção completa, são cinco elementos: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento. Então, o candidato para alcançar as notas mais altas no que diz respeito à proposta de intervenção, precisa ter essa proposta completa.

8 Se dirigir ao corretor

No texto argumentativo dissertativo não cabe esse tipo de construção que se refere ao leitor, corretor do texto. Então, isso é inadequado.

9 Fazer marcações na folha de redação

Se o candidato fizer desenhos, marcas, x em alguma linha, essa redação será anulada.

10 Não atender a tipologia textual (dissertação argumentativa)

O candidato precisa fazer uma dissertação argumentativa. Se ele fizer uma narração, uma descrição, o texto dele é zerado.

11 Copiar trechos dos textos motivadores

Quando o candidato copia trechos dos textos motivadores, essas linhas são descontadas na avaliação do texto, então ele é prejudicado, não faz sentido copiar.

12 Não observar a ortografia

É importante fazer o rascunho, a revisão ortográfica do texto.

13 Não dividir o texto em parágrafos

A redação tem a estrutura, introdução, argumentação e conclusão. Então essa estrutura precisa ser dividida em parágrafos.

14 Não dividir os parágrafos em períodos

Se essa divisão não for feita, o candidato é penalizado.

A nota mil não cai do céu!

Outra especialista em redação do Enem é a professora Verônica Monteiro. Formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), a educadora leciona em escolas particulares e no próprio curso de redação, o Primeiras Linhas. Na bagagem, deu aula para o 1º lugar geral na UFPA e na Uepa (medicina 2021), Victor Hugo da Costa Bartocci, aprovado na USP também, entre outros estudantes.

Segundo Verônica, preparação e treino são fundamentais para o sucesso. “Um texto nota mil precisa seguir a estrutura exigida pela banca, mas também é primordial que o aluno apresente conhecimento de mundo, com fundamentação teórica, articulação de ideias e domínio da norma padrão da língua, além, é claro, de apresentar uma proposta de intervenção para o problema em questão”, pontua.

Para começar, o aluno precisa interpretar cada uma das palavras que compõem a frase temática, a fim de compreender bem o tema da prova, explica a professora. “Depois, deve elaborar um bom projeto de texto. Para isso, é importante selecionar as ideias que serão defendidas ao longo da produção, além dos repertórios socioculturais que auxiliarão na defesa do ponto de vista. Após essa etapa, deve organizar seus argumentos de maneira estratégica, produzindo uma redação coerente e coesa”.

Verônica lembra que cada uma das cinco competências é avaliada de maneira independente e tem a mesma importância dentro do processo de avaliação, com pontuação que varia de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos. “Não há um critério que seja mais ou menos punitivo, porém, é interessante que o aluno fique atento à Competência 1, uma vez que, para alcançar a nota máxima, poderá ter, no máximo, 1 falha de estrutura sintática e 2 desvios de norma padrão”.

A educadora destaca ainda que não há algo que garanta, de fato, uma boa pontuação, porém, para alcançar boas notas, é fundamental ler e escrever com regularidade. “A prática da leitura aprimora a habilidade de interpretação, fundamental para compreensão da temática e para a construção do posicionamento crítico do aluno. Além disso, o treino e a escrita são essenciais para que o estudante aprenda a articular com excelência e se sinta seguro na hora da prova, independente do tema”.

Nessa reta final de estudos, Verônica observa que o equilíbrio emocional é o grande segredo. “Não aconselho que os alunos passem as madrugadas estudando e percam horas de sono, o corpo precisa estar preparado e relaxado para o dia da prova”, avisa.

“Para quem vai fazer o Enem, a melhor dica é acreditar no aprendizado construído ao longo dos anos de estudo e na preparação feita para este momento”, continua. “Para redação, cabe revisar os temas discutidos durante o ano e relaxar nos dias que antecedem a prova. Se ainda assim a ansiedade não permitir, escolha algum filme ou série para ver com os amigos ou familiares”.

EXPECTATIVA

Outro ponto é não ficar extremamente preocupado com o tema da redação. “É difícil trabalhar com a expectativa criada com relação ao tema, pois isso gera uma ansiedade que não é benéfica para este momento. Todos os temas são possíveis e prováveis até o dia da prova, então podemos garantir apenas que será sempre um problema social, como em todos os anos anteriores”.

A especialista ressalta ainda que os principais problemas dos estudantes na hora da redação do Enem estão relacionados ao domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa (exigida na competência 1) e à articulação do projeto de texto, com seleção de bons argumentos para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto (competência 3).

PING PONG

Um dos sete alunos da professora Nicinha Câmara que tirou nota mil em uma redação do Enem foi Vinicius Amaral, 19 anos. O estudante conseguiu o feito em 2019, quando o tema cobrado foi “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Vinícius espera repetir o feito na edição deste ano, já que batalha por uma vaga no curso de medicina, onde é fundamental somar pontos ao máximo. A seguir, ele compartilha um pouco da experiência sobre a nota e de que maneira pretende atingi-la novamente.

P Qual o segredo para tirar nota mil?

R Sempre trabalhar a partir dos erros observados nas correções de redações passadas. Dou sempre muita atenção ao uso da norma culta.

P Como foi sua rotina de estudos para o Enem, em especial a redação?

R Durante minha preparação, mantive a frequência de uma redação por semana, somada a constante pesquisa por repertórios socioculturais que poderiam ser utilizados nos meus textos.

P Você poderia dar algumas dicas para quem vai fazer a redação esse ano?

R Não exagerar na realização de redações semanais durante essas últimas semanas, sempre focar no qualitativo em detrimento do quantitativo. Sempre explorar repertórios socioculturais diversos na redação, como filmes, séries e documentários, além dos já muito usados teóricos e afins.

P Na sua opinião, quais os maiores problemas cometidos por quem faz a redação?

R Sem dúvida, o mau uso da norma culta, conteúdo que faz parte do nosso Ensino Fundamental e que se torna mais difícil de ser consertado durante o Ensino Médio

P Você lê muito?

R Li bastante dos meus 9 aos 15 anos, foi uma ótima base para eu ter conhecimento melhor sobre norma culta e estruturação de textos.

P Nessa reta final como está sua rotina de estudos para a redação?

R Apenas produzo uma redação por semana e analiso meus erros após as correções.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias