plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Nova tartaruga "totalmente diferente" é descoberta no Pará

A espécie foi encontrada por um biólogo que reside na cidade de Juruti, no oeste do Estado.

Imagem ilustrativa da notícia Nova tartaruga "totalmente diferente" é descoberta no Pará camera Tartaruga cabeça de sapo do gênero Mesoclemmys | Fábio Cunha/Arquivo pessoal

A tartaruga cabeça de sapo do gênero Mesoclemmys jurutiensis foi batizada em homenagem ao município de Juruti, localizada no oeste do Pará. O biólogo Fábio Andrew Cunha descobriu a nova espécie de tartaruga de água doce através de uma pesquisa que durou três anos.

O estudo foi realizado em conjunto com outros pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O trabalho envolveu análises das características genéticas do DNA de animais que foram capturados.

Segundo Fábio Cunha, a espécie recém descoberta é de médio porte, completamente diferente das outras espécies de tartarugas da Amazônia. Ela possui carapaça em tons de coloração vermelha e o plastrão amarelo queimado. Possui cabeça triangular, completamente preta e os grandes olhos próximo às narinas.

Veja também!

Outra característica da Mesoclemmys jurutiensis é que ela vive em poças formadas por águas da chuva dentro da floresta densa e se alimenta de girinos (filhotes de sapos) e pequenos insetos aquáticos.

Com essa descoberta, o Brasil passa a ter 33 espécies de tartarugas descritas. A nova espécie de tartaruga de água doce da Amazônia brasileira foi recentemente descrita na revista internacional Chelonian Conservation and Biology.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias