plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
HUMANIZAÇÃO

Pacientes recebem mudas de plantas durante alta

Mangueiras e cajueiros estão entre as árvores que foram plantadas. Com as ações de sustentabilidade, o Hospital Metropolitano promove o bem-estar, qualidade de vida e humanização.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pacientes recebem mudas de plantas durante alta camera Objetivo da iniciativa é ressignificar sentimentos negativos como, por exemplo, tristeza, raiva e medo. | Reprodução

Em um ano, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Pró-Saúde, em Ananindeua, já incentivou o plantio de mais de 500 mudas de plantas e árvores, por meio de ações comemorativas e do Projeto Reviver, que presenteia, no momento da alta hospitalar, pacientes internados por longo período.

Retire em casa o arranhão dos seus óculos e sem pagar nada

Na unidade, que pertencente ao Governo do Estado do Pará e é referência no tratamento de média e alta complexidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a entrega de mudas tem como objetivo principal a transformação, visando ressignificar sentimentos negativos como, por exemplo, tristeza, raiva e medo.

“Sabemos que o processo de internação não é fácil e pode ser desafiador para quem precisa, mas quando a pessoa se recupera e deixa a unidade, o sentimento é de nova vida e de ressignificação de muitas coisas”, diz a supervisora de humanização, Natália Failache.

Dia da Mulher é fruto de processo histórico de lutas

As mudas são produzidas dentro do hospital, pelos colaboradores da jardinagem, e entregues para os pacientes e colaboradores do HMUE em recipientes reciclados, como vasos feitos de garrafa pet.

“Em todo o projeto, os colaboradores são incluídos. Eles se engajam e doam as garrafas pet, que servem de vaso. Isso faz com que todos ajudem a causa, o que é incrível”, comenta a representante da sustentabilidade da unidade, Bruna Furtado.

5 motivos para plantar:

Segundo o Observatório do Clima, a emissão líquida de gás carbônico atual do Brasil é de cerca de 1,6 bilhão de toneladas, fator preocupante para a próxima década.

Um dos fatores que influenciam para a redução desses números, além do cessar do desmatamento, é o plantio de novas árvores. Confira alguns benefícios desse ato:

1. Proteção natural: As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto.

2. Estabilidade do Solo: Protegem o solo, evitando desgaste, erosão e deslizamento de terra.

3. Conforto Térmico: As árvores promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta.

4. Redução da Poluição: O plantio de árvores é uma das principais recomendações para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

5. Preservação dos cursos hídricos: Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias