A repercussão sobre a sujeira nas praias de Salinópolis, no nordeste paraense, que viralizou no último final de semana, continua. Isto porque grande parte dos resíduos deixados pelos veranistas foram levados pelas correntes marítimas para outras praias e ilhas do litoral paraense. Uma delas é a praia da Marieta, no município de Maracanã, que é uma área de preservação ambiental (APA) tida como berçário para a reprodução de tartarugas marinhas e outras espécies.
Polícia apreende pipas usadas para apologia a facções
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Reserva Extrativista (Resex) Maracanã, onde está localizada a praia da Marieta, ainda não é possível determinar a exata origem dos resíduos que apareceram na localidade.
Entretanto, em nota enviada ao DOL, o ICMBio ressaltou que comunitários extrativistas apontam que o lixo é trazido de regiões próximas, como Salinópolis, por meio de correntes marítimas.
Somente junho, ações e mutirões de limpeza da praia feita pelo Instituto e a comunidade local recolheram quase uma tonelada de lixo da praia da Marieta, segundo dados do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Salgado Paraense. O balanço de resíduos retirados este mês ainda não foi realizado.
A prefeitura de Maracanã confirmou que a sujeira que vem aparecendo na área de proteção da praia da Marieta é fruto do descarte irregular de resíduos nas praias de Salinas.
Segundo a nota da administração municipal, a Secretaria de Meio Ambiente de Maracanã entrou em contato com Secretaria de Meio Ambiente de Salinas. Os dois órgãos planejam um trabalho em conjunto para a retirada do lixo na praia da Marieta.
Reprodução de tartarugas marinhas será monitorada no Pará
Maracanã pediu ainda que a Sema de Salinópolis promova ações preventivas, ainda neste mês de julho, como forma de diminuir os impactos ambientais na região.
Salinópolis
Sobre a sujeira nas praias de Salinópolis, a prefeitura informou que montou seis postos de coleta seletiva e também está com a coleta móvel feita por equipes que circulam com ecobikes nos balneários. De acordo com a nota, o lixo nas praias é recolhido no final da tarde e início da manhã nos dias de maior movimento.
Equipes da prefeitura tem feito a distribuição de sacolas ecológicas para que turistas e banhistas realizem o descarte consciente. Por fim a prefeitura encerra a nota frisando que “o melhor resultado vem através de bons modos de todos os frequentadores, evitando assim a degradação e destruição de nossas riquezas”.
E mais:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar