Quem mora em Ananindeua convive diariamente com problemas que uma cidade do porte e da importância que ela possui, em tese, não deveria ter. E um dos problemas mais marcantes no município atualmente é a ausência total do serviço de coleta de lixo e limpeza urbana.
Moradores de Ananindeua denunciam que há mais de 15 dias estão sem coleta de lixo regular em suas ruas, comunidades e bairros. Com a falta do serviço, sacos e outros materiais descartados se acumulam em lixeiras, esquinas e calçadas.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- IPTU em Ananindeua tem reajuste que chega a 300% em 2024
- Daniel tem sete dias para explicar aumento abusivo no IPTU
Com a precariedade sendo sentida por grande parte dos moradores, internautas passaram a cobrar nas redes sociais do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, uma solução para o problema. No entanto, a única resposta que estes obtém do gestor é que façam o pedido da coleta de lixo por WhatsApp, o que tem provocado revolta na população.
Em diversas publicações do prefeito Daniel Santos nas redes sociais, não é difícil encontrar seguidores insatisfeitos com o serviço de coleta dos resíduos sólidos e limpeza urbana.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Em uma das postagens, uma seguidora indaga o prefeito sobre a coleta e outras pessoas afirmam que vivenciam a mesma realidade em seus bairros, como a Cidade Nova e o PAAR. Veja na galeria abaixo:
CONJUNTO ESQUECIDO
No Residencial Jardim Ananindeua, localizado no bairro Centro, o caminhão coletor de lixo até passa nas ruas adjacentes, mas não na via principal do conjunto. Por lá, não é feita a coleta dos resíduos sólidos há cerca de 15 dias, segundo os próprios moradores.
Em um grupo de moradores do residencial, muitos deles reclamam que já apelaram para todos os canais possíveis, seja pelo WhatsApp, e-mail ou telefone, mas não recebem qualquer previsão de quando o serviço será restabelecido e o lixo recolhido. "Já fizemos de tudo o que se pode imaginar. Só falta falar com o prefeito", disse um deles.
O que resta é um cenário de abandono, com lixo transbordando de lixeiras e muita revolta. Uma das moradoras alegou que o cheiro forte dos resíduos não recolhidos já está invadindo a casa onde vive. "Tem um lixo em frente a casa que estou morando. Está insuportável. O odor já está batendo no quarto", declarou.
"TAXA DO LIXO"
Neste ano de 2024, em maio, à época da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Ananindeua, milhares de moradores da cidade reclamaram do aumento abusivo do valor em comparação com as cobranças em outros anos, em alta que alcançou a marca de 300%.
O prefeito Daniel Santos, inclusive, virou alvo de uma ação da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) para que apresentasse as justificativas para o aumento abusivo na cobrança do IPTU.
Moradores revoltados com a alta absurda chegaram a procurar a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), onde foram informados que o aumento no valor cobrado seria justificado por uma "taxa de coletor de resíduos sólidos", conforme declararam à reportagem do Jornal Diário do Pará à época.
A dita "taxa do lixo" inserida no IPTU foi regulamentada por uma lei assinada pelo prefeito Daniel Santos em 2021. Segundo a lei, a taxa tem como fato gerador a utilização efetiva ou potencial do serviço público municipal de manejo de resíduos sólidos, constituído pelas atividades operacionais de coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reciclagem, tratamento, inclusive por compostagem, e destinação final dos resíduos relativos ao imóvel, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
No entanto, apesar do aumento da cobrança do IPTU justificado pela "taxa do lixo", o serviço só piorou com o passar do tempo, conforme relatado pelos moradores de Ananindeua.
POSICIONAMENTO
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua (Sesan) informou que "os problemas na coleta de resíduos domiciliares serão sanados, pois a empresa prestadora do serviço já foi notificada e deve regularizar a coleta até a próxima quarta-feira (26)"
A Sesan ainda "pediu desculpas à população pelos transtornos causados" no posicionamento oficial enviado à Redação do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar