plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEMPRE A MESMA CENA

VÍDEO: Carro atola em praia de Salinas e mobiliza banhistas

Um domingo de lazer se transformou em resgate na Praia do Atalaia, em Salinópolis, alertando sobre os riscos de dirigir na areia fofa.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia VÍDEO: Carro atola em praia de Salinas e mobiliza banhistas camera Salinas: diversos banhistas auxiliaram na retirada do veículo atolado. | Reprodução/Redes sociais

O que era para ser um domingo de lazer se transformou em uma operação de resgate improvisada. Mais uma vez, um veículo ficou atolado nas areias da Praia do Atalaia, em Salinópolis, um dos destinos turísticos mais procurados do Pará. O incidente, ocorrido na tarde do último domingo (24), reacende o alerta sobre os riscos de circular de carro nas praias da região — prática comum, mas nem sempre segura.

De acordo com relatos de testemunhas, o carro acabou ficando preso na areia fofa, próximo da faixa de maré, depois que o motorista tentou se deslocar com o veículo em uma área de difícil tração. Sem conseguir sair sozinho, ele contou com a solidariedade de banhistas e curiosos que se uniram em uma força-tarefa para empurrar o veículo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Apesar dos esforços manuais, foi necessário acionar outro automóvel para realizar o reboque.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Este tipo de ocorrência, no entanto, não é incomum. Durante feriados e fins de semana, o número de veículos que circulam livremente pela faixa de areia da Praia do Atalaia aumenta consideravelmente. Muitos motoristas subestimam as condições do terreno, principalmente em horários de maré cheia ou em áreas de areia, o que pode provocar atolamentos ou até danos mais graves.

VEJA O VÍDEO

Carro atolado: o que fazer?

O primeiro passo é parar de acelerar. Quando sentir que o carro ficou atolado na areia da praia ou até mesmo na lama, a melhor fica é não insistir, pois o veículo pode afundar ainda mais. A recomendação é aliviar o máximo de peso possível. Retire do veículo as pessoas, as bagagens e itens pesados.

O segundo passo é criar atrito nas rodas. Você pode utilizar o macaco para erguer as rodas atoladas. Coloque abaixo e à frente delas, tábuas, tapetes, pedras ou o que tiver ao redor e que possa criar atrito. A dica é improvisar uma espécie de rampa para o carro criar aderência e sair do atolamento. Depois, é só retirar o macaco e pedir para as demais pessoas empurrarem o carro.

O próximo passo é empurrar e acelerar em segunda marcha, gradativamente, girando o volante nos dois lados. Outra possibilidade, caso a primeira não dê certo, é esvaziar um pouco o pneu do veículo, até metade da calibragem ideal, para aumentar ainda mais a aderência.

No entanto, se nada der certo o sinal é de que o atolamento está muito profundo. Se o veículo não for tração 4X4 com opção reduzida, deve ficar ainda mais difícil para resolver. Nesses casos, o recomendável é não forçar o veículo, optando por chamar o guincho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias