Diário Online
Notícias / Trânsito
1º FIM DE SEMANA DO MÊS

Começou julho! Veja como está o movimento de saída de Belém

Fluxo de veículos e veranistas para os principais balneários do Pará é intenso neste sábado (2). Operação Verão 2022 terá cerca de 9 mil agentes de segurança, que atuarão em 70 municípios do estado neste mês de julho.

sábado, 02/07/2022, 11:21 - Atualizado em 02/07/2022, 12:33 - Autor: Adams Mercês/DOL

Google News

Alguns pontos de lentidão são registrados na BR-316 na manhã deste sábado.
Alguns pontos de lentidão são registrados na BR-316 na manhã deste sábado. | Reprodução/Redes Sociais

Um dos meses mais esperados do ano chegou! Julho inicia com um final de semana logo no comecinho, o qual vai permitir que existam cinco finais de semana neste sétimo mês do ano de 2022. A expectativa em torno desta temporada de férias escolares é de que muitas pessoas tirem um tempinho para curtir uma praia, balneário ou uma aventura em família.

Na manhã deste sábado (2), começo do primeiro final de semana de julho, a movimentação de veículos que deixam a capital paraense rumo aos principais destinos dos veranistas no interior do estado é grande.

Veja também:

Mais de 126 mil devem passar pelo Terminal até fim do mês

Operação Verão 2022 inicia nesta sexta-feira

A rodovia BR-316 registra fluxo maior de veículos, em comparação com outros sábados, com alguns pontos de lentidão em toda a sua extensão dentro da Região Metropolitana.

Um dos pontos em que o trânsito se encontra mais intenso é no perímetro que passa pelo centro do município de Marituba. 

Além disso, uma colisão leve entre veículos provocou engarrafamentos no sentido Belém-Marituba, no trecho próximo ao viaduto do Coqueiro. Veja abaixo!

OPERAÇÃO VERÃO 2022

Na Operação Verão 2022, montada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, cerca de 9 mil agentes atuarão em 70 municípios do Pará neste mês de julho.

As atividades e estratégias de policiamento integrado coordenadas pela Segup vão ocorrer ao longo dos cinco finais de semana do mês de julho, com 260 viaturas, entre veículos de quatro rodas e motocicletas, três aeronaves e três embarcações, que serão utilizadas pelas equipes para dar maior efetividade nas ações em áreas de praias e balneários, localizados nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, e nos municípios de Vigia, Colares, Curuçá, Marapanim, Marudá, Salinópolis, entre outros.

Para garantir, ainda, a segurança dentro da capital e demais municípios da Grande Belém, a Polícia Militar deflagrou a “Operação Visibilidade”, reforçando o policiamento em pontos estratégicos.

Durante as ações, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), também vai atuar com seu efetivo reforçado, trabalhando a educação e orientando condutores como forma de prevenir acidentes.

MOSQUEIRO

A saída de ônibus para Mosqueiro, na praça Araújo Martins, em São Brás, registra grande movimento de passageiros dispostos a chegar na bucólica ilha.

De acordo com a Prefeitura de Belém, a frota da linha 970-Mosqueiro/São Brás, a qual normalmente possui 12 veículos regulares, foi reforçada desde sexta-feira (1º) para atender a alta demanda durante os finais de semana de julho. Ao todo, neste sábado, 32 veículos estão fazendo a rota.

No entanto, usuários reclamam que a espera para embarcar em um dos ônibus parados em São Brás, nesta manhã de sábado, pode chegar à 30 minutos. Segundo a Semob, os veículos estão saindo a cada 10 minutos.

Na PA-391, estrada que liga a BR-316 à Ilha de Mosqueiro, o fluxo de veículos de passeio e ônibus de turismo também é intenso.

OUTEIRO

Outro destino bastante procurado por veranistas, o distrito de Outeiro, também registra fluxo intenso de veranistas, apesar da interdição da ponte que liga a ilha à Icoaraci. O transporte de veículos tem sido feito por meio de balsas que partem da 7ª Rua, desde que uma embarcação colidiu com um dos pilares da estrutura e comprometeu o acesso dos moradores e turistas ao local.

Mesmo assim, muitas pessoas optaram por passar o final de semana por lá, seja pelo embarque feito no trapiche de Icoaraci ou pela travessia de balsa, a qual será reforçada por mais embarcações neste mês.

A ponte de Outeiro será liberada para trânsito de veículos leves a partir do dia 10.

COTIJUBA

De acordo com a Semob, a travessia para a Ilha de Cotijuba, na manhã deste sábado, foi de grande movimentação de passageiros no embarque e desembarque, que voltou a ser feito no trapiche de Icoaraci.

SALINAS

Em um dos municípios com mais visitas de turistas nesta época do ano, Salinópolis aguarda por um grande fluxo de veranistas e veículos nas areias da praia do Atalaia neste sábado (2). O Detran-PA, montou um centro de comando de controle fixo com salas de monitoramento por meio de câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos destas localidades.

Na praia do Atalaia, além das câmeras, está sendo feito o ordenamento do trânsito de veículos na faixa de areia por meio de “bandeirolas”, que se estendem por mais de 800 metros.

Além disso, quem deseja visitar a cidade litorânea ganhou uma nova opção de transporte nesta semana. O voo inaugural da rota entre os aeroportos de Belém e Salinas foi feito na quinta-feira (30) e já está disponível à população. As reservas podem ser feitas por meio do site da companhia aérea Azul.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS