Diário Online
Tuédoidé? / Curiosidades
19 DE NOVEMBRO

Por que o Pará é a estrela em destaque na bandeira nacional?

Bandeira nacional é composta por 27 estrelas e o Pará é a única acima da inscrição "Ordem e Progresso"

sexta-feira, 19/11/2021, 16:56 - Atualizado em 19/11/2021, 16:58 - Autor: DOL


Dos 27 Estados da Federação, o Pará é a estrela que está sozinha e se destaca entre as demais
Dos 27 Estados da Federação, o Pará é a estrela que está sozinha e se destaca entre as demais | Agência Brasil/Arquivo

No dia 19 de novembro é comemorado anualmente o Dia da Bandeira no Brasil. Um dos maiores símbolos de nacionalidade de um país, que tem representatividade em qualquer parte do mundo em eventos políticos e esportivos.

Dentro desse contexto, a bandeira nacional brasileira, formada pelas cores verde, amarelo, azul e branco, uma faixa, a inscrição com o lema "Ordem e Progresso", ainda traz constelações com 27 estrelas que representam os estados e o Distrito Federal. E uma delas é destacada por estar sozinha acima da faixa em branco.

Essa estrela, que representa o Estado do Pará, se chama Spica, está ali em razão do momento em que a flâmula foi desenhada, o ano de 1989 e simboliza, segundo estudiosos, a distribuição das estrelas a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro do mesmo ano, quando foi proclamada a República no Brasil.

Naquela ocasião, o Pará era o primeiro Estado da Federação mais ao norte do Brasil, e também o maior território acima do paralelo do Equador.

Assim, as estrelas estão dispostas no sentido de cima para baixo. Na bandeira original haviam apenas 21, contudo, a partir do surgimento de novos unidades como o Amapá, Roraima, Tocantins, por exemplo, novas foram agregadas.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS