Diário Online
Notícias / Notícias Pará
IGARAPÉ-MIRI

PC investiga ex-prefeito e faz buscas e apreensões

Polícia Civil faz busca e apreensão na casa de ex-prefeito de Igarapé-Miri

quinta-feira, 18/11/2021, 11:50 - Atualizado em 18/11/2021, 12:12 - Autor: Com informações da Tribuna Miriense


Antoniel Miranda e Arcelino Viana da Costa, o "Bibica" são alvos de investigação por um grande esquema de corrução em Igarapé-Miri.
Antoniel Miranda e Arcelino Viana da Costa, o "Bibica" são alvos de investigação por um grande esquema de corrução em Igarapé-Miri. | Arquivo pessoal

Na última quarta-feira (17), a Delegacia de Combate a Corrupção da Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da Antoniel Miranda, o "Irmão do Açaí", ex-prefeito de Igarapé-Miri, região nordeste do Pará.

A decisão judicial que motivou a operação destaca que as ações cometidas eram amplas e bastante graves: "ressalta-se que as modalidades criminosas sob investigação conforme relatada no bojo da representação criminal acarretam danos gravíssimos ao seio social, pois trazem consequências funestas  para toda a sociedade e fomentam outros tipos de crimes.”

Relatório indica rombo milionário na gestão do vice-prefeito Antoniel Miranda

Antoniel Miranda é investigado por compra de votos em campanha de Igarapé-Miri

Nos últimos anos, Antoniel esteve envolvido em vários outros casos de corrupção, em especial em relação à empresa A&B Alimentos, cujas práticas delituosas foram cometidas na Dispensa de Licitação nº. 003/2017.

A empresa é de propriedade de Arcelino Viana da Costa, o "Bibica" e possui Antoniel Miranda como um dos sócios. Além disso, a sede da empresa, não por coincidência, está sediada no térreo da casa de Antoniel. 

A relação é tão próxima que até mesmo uma sentença trabalhista de 24 de janeiro de 2019 condenando ambos os sócios, impondo obrigações trabalhistas, social e pecuniária em outro município, Abaetetuba.

 

A Polícia Civil fez buscas e apreensões na casa do "Irmão do Açaí" e Bibica.
A Polícia Civil fez buscas e apreensões na casa do "Irmão do Açaí" e Bibica. | Reprodução
 

Como agravante do caso, enquanto estava prefeito, a empresa A& B Alimentos utilizou documentos falsos no ato da contratação - sem licitação, reiteramos - por parte da prefeitura. A certidão de débitos municipais apresentada pela A&B Alimentos, assinada pelo Chefe do Departamento de Tributos, possui a data de 20 de dezembro de 2017, supostamente antes da assinatura dos contratos.

Carro de luxo de ex-prefeito de Igarapé-Miri pertence a empresa que ele negou ser dono

Vice-prefeito de Igarapé-Miri tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores

Entretanto, o documento, na verdade, foi emitido em 05 de fevereiro de 2018, após o prazo de encerramento do processo que se consumou com a assinatura dos Contratos, revelando a fraude em favor da empresa A&B ALIMENTOS. 

À (sua) empresa, durante sua gestão, Antoniel Miranda efetuou pagamento de R$ 583.282,00, dinheiro que poderia ter sido utilizado para investimentos, melhorias no município ou mesmo para realmente prestar o serviço contratado, afinal, encerrando a cadeia criminosa, os produtos que foram pagos pela Secretaria de Saúde não foram efetivamente entregues para compor o cardápio da lamentação dos pacientes da casa de saúde.

Outro caso de corrupção do ex-prefeito é em relação a empresa Matec, que recebeu vultuosa quantia em dinheiro pagos na gestão do ex-prefeito Antoniel Miranda, por suposta locação de veículos ao município, porém a empresa não possuía nenhum veículo sob sua propriedade, configurando o desvio de dinheiro público.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS