O cenário epidemiológico da Covid-19 em Belém não poderia ser dos melhores para a população. Com a mais recente Nota Técnica apontando uma queda expressiva no número de casos desde janeiro desse ano, de pouco mais de 30 mil para apenas 47 no mês de maio, o anúncio do fim da obrigatoriedade das máscaras na capital tão logo seria anunciado.
E assim aconteceu. Era noite da última segunda-feira (23) quando o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, comunicou através das redes sociais a tão aguardada decisão. No dia seguinte, porém, o clima era de incertezas. Afinal, o fim do uso das máscaras já estava valendo? O questionamento sobre a falta de um decreto que oficializasse essa decisão repercutiu.
+ Liberação do uso de máscaras ainda divide população em Belém
Até que nesta quinta-feira (26), o gestor assinou o decreto nº 104.346, de 23 de maio de 2022, dando um ponto final sobre essa história. O documento será publicado ainda hoje, segundo a Prefeitura de Belém, no Diário Oficial do Município (DOM) nº 14.488.
É importante frisar que nada mudou em relação ao anunciado previamente. Assim como foi comunicado, o decreto recomenda o uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados caso a pessoa possua algum fator de risco para agravamento da Covid-19, a exemplo de pessoas com comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais. E por qualquer pessoa nos transportes de passageiros (ônibus, veículos e embarcações), bem como respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); por qualquer pessoa que esteja apresentando sintomas gripais; profissionais e público em atendimento à saúde (hospitais, postos, ubs), locais de vacinação, entre outros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar