Uma obra que vai mudar a realidade de moradores da região de Integração do Araguaia segue avançando. As obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, estão 60% concluídas.

A ponte interliga a sede do município ao distrito de Taboca, região da cidade que possui um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil. 

Com a entrega da ponte, o Estado deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município
📷 Com a entrega da ponte, o Estado deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município |Setran

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), responsável por executar as obras, a fundação foi 100% concluída, os blocos, 80%, e os pilares da ponte estão 70% prontos. Na parte pré-moldada, todas as vigas já estão concretadas e as pré-lajes próximo de serem finalizadas.

As equipes de trabalhadores avançam agora com a execução das travessas e do cavalete central, peça em balanço que é a principal estrutura da obra. Os operários atuam em ritmo acelerado, divididos em dois turnos de trabalho.

A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão
📷 A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão |Setran

Com a entrega da ponte, o Estado deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu.

“Com a ponte sobre o Rio Fresco será a quarta ponte de grande porte entregue pelo nosso governador; estruturas que transformaram para melhor a realidade do modal rodoviário no estado do Pará. Há ainda sete pontes de médio e grande porte em obras”, detalhou Adler Silveira, titular da Setran.

NOVAS PONTES

A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove deles com 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval para garantir a segurança das embarcações que navegam sob pontes. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.

📷 A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento |Setran

LEIA TAMBÉM:

+ São Félix do Xingu segue líder em rebanho bovino no Brasil

+ Criminosos invadem casa, matam homem e deixam mulher baleada

+ Vídeo: filho atira no pai após presenciar mãe ser agredida 

Continuam em obras estruturas de grande porte ainda serão entregues, como a ponte sobre rio Curuá-Una (60 metros), em Santarém; sobre o rio Tutui (50 metros), em Uruará; sobre o rio Alto Capim (560 metros), na divisa entre Paragominas e Ipixuna do Pará; e ainda as pontes sobre o Rio Alto Acará (280 metros), que fica entre Acará e Tailândia);  a sobre o rio Itacaiúnas (519 metros), em Marabá; a sobre o Furo da Laura, em Colares (440 metros); e ponte Camarazinho (360 metros), em Cachoeira do Arari.

Obras de construção da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu Foto: Setran

MAIS ACESSADAS